História da IBB

A partir de 1978, surgiu na Grande Florianópolis uma campanha de evangelismo e plantação de Igrejas Batistas na região, sob a direção da Convenção Batista Catarinense, em parceria com a JMN (Junta de Missões Nacionais). Barreiros foi uma das localidades escolhidas para o início de uma nova Igreja.

Equipes de seminaristas e outros jovens doaram seu tempo e trabalho em estudos bíblicos nos lares e visitação na região. Formou-se uma congregação com famílias da Igreja Batista do Estreito, enviadas pelo Pastor Adevaldo Gomes de Miranda, sob a liderança do Pastor Almir Etelvino dos Santos, que passou a reunir-se na propriedade comprada na Rua São Pedro no primeiro semestre de 1980.

A liderança da Congregação passou para as mãos do Pastor Pedro Solonca, Coordenador da Campanha, em 1981. Depois de um ano de trabalhos intensos, a Igreja Batista de Barreiros foi organizada em 16 de Janeiro de 1982 com 25 membros. O primeiro Pastor da Igreja foi o Pastor Carlos da Conceição Rodrigues, que ficou à frente até 1987. Nesta época a igreja estava com 28 membros.

Com a chegada do Pastor Jonas Edson, que assumiu o pastorado em 16 de Janeiro de 1989 juntamente com sua esposa, a irmã Telma, a Igreja passou a ter um crescimento constante. A criação do CETE- Centro de Educação e Treinamento Esperança, em 1993, fez com que a Igreja se envolvesse mais com a comunidade, construindo novos prédios e alcançando uma estrutura mais adequada para o desenvolvimento da Igreja. Nosso passado foi marcado por homens e mulheres de fé, que muito se dedicaram ao trabalho da Igreja.